O contador Mark Almeida, participou na manhã desta terça-feira do jornal da mix, na radio mix da cidade de Londrina. Convidado pelo radialista e apresentador Marcelo Villa, Mark Almeida falou sobre a reforma tributária. O tema abordado foi as principais mudanças que estão sendo debatidas no Senado Federal, que inclusive deverá ser votado na Comissão de Constituição e Justiça na data de hoje. O Presidente do Senado Federal estima que a reforma tributária poderá ser votada plenário do Senado Federal até quinta-feira (09/11/2023).
Em linhas gerais, a reforma tributária sobre o consumo substitui cinco tributos (PIS, COFINS e IPI federais, ICMS estadual e ISS municipal) por um imposto sobre valor agregado (IVA) federal, outro estadual, pelo imposto seletivo.
A proposta é que o período de transição para unificar os tributos vai durar sete anos, entre 2026 e 2032. A partir de 2033, impostos atuais serão extintos.
O contador Mark Almeida, disse ao radialista que aguarda a aprovação da Reforma tributária para que os estudos sobre o tema sejam aprofundados, porque durante o debate no Congresso alterações estão sendo propostas.
Mark Almeida, falou também que a expectativa é que com a aprovação da Reforma Tributária, o novo modelo traga mais segurança jurídica ao empresário, o que pode gerar novos investimentos no País, e também uma forma menos complexa de apurar os impostos.